Escolhendo um sistema de estatísticas para o Site/Blog


Os sistemas de gerenciamento de estatísticas de sites ajudam o dono ou gerente a gerenciar:

  • A quantidade de visitantes únicos de seu website por dia, semana, mês;
  • Quais páginas foram mais visitadas;
  • Quais palavras-chaves nos mecanismos de buscam levam os visitantes ao site;
  • Quais os recursos (sistemas operacionais, navegadores etc) utilizados pelos visitantes de seu website.

Na maioria das vezes, basta cadastrar-se, obter o HTML e inserir-lo na página a ser monitorada para estatística.

Alguns sites geradores de estatística:

  • Site Meter – O Site Meter fornece as estatísticas básicas do seu website em uma interface simples: número de visitas do dia, dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias e dos últimos 12 meses, profundidade das visitas (números de páginas acessadas), detalhes dos browsers e sistemas operacionais dos visitantes e classificação (ranking) das páginas de entrada e saída. Pode ser configurado para enviar as estatísticas para seu e-mail.
  • eXTReme Tracking – O eXTReme Tracking fornece as mesmas informações do Site Meter em gráficos ainda mais simples. Lista por dia as palavras-chaves usadas nos mecanismos de busca que levaram até o seu site.
  • iPerceptions – Um serviço que analisa mais detalhadamente o comportamente dos seus leitores, fazendo uma análise online e offline. Através desta ferramenta será possível descobrir as necessidades e dúvidas dos seus leitores, e procurar nichos de utilizadores alvo.
  • AddFreeStats – O AddFreeStats fornece as estatísticas do seu website em relatórios, gráficos e tabelas detalhados. Pode ser configurado para exigir senha de acesso às estatísticas do website. Sua interface é poluída por inúmeras publicidades.
  • Google Analytics – Único em português. Único cujo script não insere um ícone na página monitorada. Fornece os mais completos relatórios e gráficos de visitantes, fontes de tráfego e conteúdo.
  • Counter Histats – Oferece as estatísticas básicas em gráficos com visuais caprichados. Disponibiliza o maior conjunto de contadores para inserir no site.
  • WebTrends – Sistema extremamente complexo e completo, que providencia informação sobre o marketing do seu website, analisando conteúdos, usabilidade, comportamentos, etc. Esta análise providencia mais qualidade aos leitores do blog, aumentendo a taxa de interacção e conversão. Com relatórios unitários para cada uma das secções (Marketing, Merchandising e Análise de Negócio), poderá ter um controle total das necessidades dos seus utilizadores e do seu modelo de gestão.
  • ClickFox – Sistema de análise de comportamentos para empresas e não só, que permite identificar as necessidades os seus clientes, e transformar isso em sistemas interativos de resposta. O poderoso software da ClickFox permite igualmente analisar diversos comportamentos dos clientes, transpondo-os para um mapa de acção, onde é possível avaliar as necessidades e comportamentos dos clientes, identificando rapidamente os objetivos do negócio.
  • Coremetrics – Software que detecta todo e qualquer clique ou navegação feita no seu website, reportando todos os recordes na sua base de dados Coremetrics’ LIVE (Lifetime Individual Visitor Experience).
  • Deepmetrix – Solução de web analytics de qualidade, que possibilita o tracking de campanhas, conversões, retorno de investimentos (ROI), segmentação de visitantes, e ainda outras ferramentas como o CRM e comércio.
  • FireClick – Ferramenta de Web Analytics também, que necessita de ser instalada num servidor, mas que não tem qualquer custo de manutenção ou instalação, providenciando posteriormente relatórios de qualidade e ferramentas compreensivas e capazes de interagir directamente com motores de busca pagos, providenciadores de email, sistemas de afiliados e outros.
  • Statcounter – Um hit counter e um web analytics gratuito, que possibilita o tracking de resultados analíticos de forma invisível. O funcionamento é bastante similar ao Google Analytics, sendo que coloca uma porção de código do StatCounter no seu website ou blog, e monitoriza todos os acessos e comportamentos dos seus leitores.
  • Woopra – Fantástica ferramenta de web analytics gratuita e extremamente poderosa. O Woopra trabalha com WordPress mas também com fórums tipo vBulettin. O Woopra tem módulos para colocação dos stats no ambiente desktop e é um software que permite activar alertas, confirmar informação como o endereço de IP, títulos, posição geográfica, etc.  Tutorial sobre o funcionamento do Woopra, muito bom por sinal.
  • Pagealizer – Apresenta diversas estatísticas como a taxa de rejeição, o tempo de permanência dos seus leitores, se os seus leitores fizeram scroll down nas suas páginas, e onde eles clicaram. O algoritmo do Pagealizer faz ainda recomendações de como poderá melhorar as suas ações e performance das páginas.
  • Mint – Sistema de web analytics que deverá ser alojado em servidor próprio, e que é capaz de registar diversos parâmetros como as visitas, páginas populares, e as pesquisas efetuadas pelos seus leitores.
  • Clicky – Software de Web Analytics que inicialmente havia sido construido com o objectivo de servir os pequenos e micro blogs, uma vez que apresenta grande pormenorização no tracking dos leitores. Ainda assim, é um Web Analytics muito completo e capaz de corresponder às necessidades do blogger/webmaster.

Fontes para o post:

Anúncios

Sobre fabriciosilva

Sou autor do Blog do Fabrício Silva onde compartilho as minhas experiências e informações sobre Tecnologia, Informática, Linux, Web, Internet, SEO. Trabalho a alguns anos como Webmaster e prestando consultoria, treinamento e desenvolvimento de aplicações para Internet e Sites para lojas e empresas; Projetos: - http://www.guianf.com - http://www.facebook.com/TudoparaFestasRJ - https://fabriciosilva.wordpress.com/

Publicado em 03/01/2009, em Dicas: Blogs / Sites e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: