Analisando o novo Linux Ubuntu 9.10


Após escrever o pequeno post Conheça o novo Linux Ubuntu 9.10, tive mais tempo para utilizar, testar e fuçar a nova versão do Ubuntu, que teve uma boa impressão a primeira vista.

Mas após a segunda instalação na máquina de casa, comecei a ter alguns problemas, pequenos e contornáveis, mas era para ser uma versão para usuários leigos e pelo que vi várias pessoas mundo a fora também tiveram alguns contratempos.

Não sou nenhum expert em Linux, vou apenas relatar os problemas encontrados nessa nova versão. Já utilizei várias distribuições e a um bom tempo a minha “oficial” para trabalhar é a OpenSUSE 11.1 (vai ser atualizada para 11.2 em breve).

Vou colocar alguns Pontos Positos e Negativos encontrados na segunda instalação.

Pontos Positos

  1. Instalação rápida e fácil;
  2. Quase todo o hardware foi reconhecido (excessão para a Webcam);
  3. Disponibilidade de uso logo após instalação;
  4. Baixo consumo de memória: +/- 170MB após inicializar;
  5. O serviço na nuvem Ubunto One é bem interessante, permite sincronizar arquivos e contatos pessoais com espaço total de até 2GB;
  6. Desligamento do PC quase que imediato;

Pontos Negativos

  1. Não achei o boot mais rápido que o da versão 9.04;
  2. A inicialização ficou estranha, primeiro aparece a tela preta com o  ícone do Ubuntu piscando, depois de um tempo que aparece o nova tela com a barra de progressão. Para o usuário leigo parece que o sistema não está ativo;
  3. O Grub mudou o lugar de configuração, não entendi o motivo. Precisei pesquisar na internet para descobrir como modificar as opções do Dual Boot. Solução: Instalar o StartupManager (Configurador Gráfico) ou ir em /etc/grub para modificar as configurações;
  4. A Central de Programas do Ubuntu é bem fraquinha, quem já usou o Linux Mint ( um Ubuntu melhorado ) sabe do que estou falando. E ela não tem alguns software básicos como Opera e Skype por exemplo;
  5. Visualmente quase não teve modificação, é melhor baixar um tema e personalizar o seu Gnome;
  6. Não rodou arquivos mp3 ou qualquer outro de Video, foi preciso baixar da interter o Codec;
  7. Não veio com a máquina virtual  Java instalada, quem precisa acessar o Bankline do Site do Banco do Brasil por ex., vai ter que pesquisar e baixar da internet;
  8. Achei ele muito dependente da Internet, assim que acabou a instalação ele já estava querendo fazer atualização, isso é bom para quem tem internet rápida

Ainda estou utilizando e avaliando, mas mesmo com os pontos negativos como em qualquer Sistema Operacional, o Linux ainda supera o Windows em vários aspectos. Até mesmo para o usuário leigo que não tem muito conhecimento técnico, o Linux indicado por várias razões.

Gostou do Post ? Assine o Blog:
[ Receba por email ] ou [ Inscreva-se no RSS ] ou [ Siga-me no Twitter ]

Compare preços de:

Comparar Preço de Pendrive

IPhone_01_Peq

Notebook

Monitor LCD

Anúncios

Sobre fabriciosilva

Sou autor do Blog do Fabrício Silva onde compartilho as minhas experiências e informações sobre Tecnologia, Informática, Linux, Web, Internet, SEO. Trabalho a alguns anos como Webmaster e prestando consultoria, treinamento e desenvolvimento de aplicações para Internet e Sites para lojas e empresas; Projetos: - http://www.guianf.com - http://www.facebook.com/TudoparaFestasRJ - https://fabriciosilva.wordpress.com/

Publicado em 03/11/2009, em LINUX e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Aloha,

    Eu costumo não recomendar Linux, principalmente Ubuntu, para quem não tem uma conexão banda larga. Pois não só passamos a depender de updates como você disse mas para simplesmente ter acesso a fórums e a documentação. Não é todo mundo que tem um ‘primo’ ou um ‘vizinho’ Linux para vir em socorro.

    • fabriciosilva

      Exatamente, não dá para depender da Internet para funcionar, e se ele não conseguir instalar / conectar como faz ??

      Eu utilizo o OpenSUSE para uso profissional e não pretendo mudar, apesar dos problemas que tive com a versão 11.1. Mas como disse antes não existe distribuição perfeita.

      Votemm na enquete: Qual a sua distribuição Linux preferida ?

  2. Não só “não dá para depender da Internet para funcionar”, mas o que fazer quando simplesmente não se consegue acesso à Internet ? Pesquisei, fucei, revirei, lancei mão de tudo ao alcance e não consegui conectar-me. Isto após dois upgrades e uma instalação nova isolada. Desisti. Retornei à Versão 9.04 e, que tranquilidade !!!.
    A conexão funciona num piscar de olhos. Vou manter a Versão 9.04 até descobrir o que me impede o acesso à Internet pela Versão 9.10.
    Não achei o boot da nova versão mais rápido. Pelo contrário, para mim ele é até mais lento. O visual está muito melhorado sem dúvida alguma. Quanto ao restante, que é o que realmente interessa, ainda não tive oportunidade de avaliar.
    Apesar das dezenas de bugs localizadas mundo afora, e consequentes críticas depreciativas, devemos manter a calma e aguardar as correções.

  3. Uso o ubuntu no notebook, e não só achei o boot mais rápido como não precisei utilizar os “cheat codes” pra faze-lo “bootar”…
    Agora qual distro q depois de instalada não necessita de atualização???
    Quando eu não tinha net em ksa, utilizava o aptoncd pra atualizar o meu ubuntu… Mantinha uma versão atualizada com bandalarga do trampo (em maquina vitual ja que eles so utilizavam windows)e o programinha fazia uma copia de todas as atualizações e programas instalados para um cd que eu adicionava como repositorio no pc de casa…

    • fabriciosilva

      Não estou fazendo uma campanha “Fora Ubuntu”, mas buscando outros relatos de problemas encontrados pelos usuários, que em muitos casos não tem uma internet rápida para baixar as várias atualizações após ter acabado de instalar.

      Só para constar depois do post, já vi pelo menos outros 10 relatos de problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: