As 5 tendências para SEO em 2010


Neste artigo falaremos sobre SEO ou Otimização de Sites, são técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de sites e artigos nos mecanismos de busca, de preferência posicionando-os entre os primeiros resultados, pois quanto mais no topo das buscas ele estiver, mais visitas receberá. Veja mais detalhes sobre o que é Otimização de Sites.

O ano de 2010 promete muitas mudanças para o mundo do Search. Algumas dessas mudanças já estão funcionando, outras ainda estão em fase de testes, mas todas são grandes tendências para 2010.

1. Busca em tempo real

Com o grande volume de informações circulando na internet, a informação atualizada, de preferência em tempo real, nunca esteve tão em alta como agora. Nesse sentido, os buscadores têm dado muita relevância a conteúdo cada vez mais novo e atualizado.

Devido a grande necessidade de conteúdo atualizado, a velocidade de indexação e posicionamento de sites com atualização constante como portais de notícias, está cada vez maior, portanto fica a dica: Em 2010 atualize constantemente o seu conteúdo para que os buscadores estejam sempre varrendo seu site em intervalos relativamente curto e indexando seu conteúdo.

Outra prova dessa ânsia de indexação de conteúdo atualizado é que os buscadores fizeram acordos com o Twitter para ter acesso em tempo real ao banco de dados da aplicação varrendo e posicionando no resultados de busca, tuitadas referentes ao assunto buscado.

2. Busca universal e busca local

Muito falada em 2009, em 2010 passa a ser obrigatório trabalhar a busca universal que tem como resultado: imagens, mapas, arquivos de pdf, apresentações e vídeos.

Esse tipo de resultado tem aparecido cada vez mais nas primeiras posições e sempre em destaque, portanto fica as dicas:

  • Cadastre-se no Local Business Center;
  • Trabalhe SEO para imagens para que elas sejam indexadas e apareçam bem no google imagens;
  • Ao final do seu artigo, disponibilize um link com o artigo em pdf para que seus leitores possam baixá-lo e distribuí-lo. Não esqueça de utilizar um nome de arquivo amigável e de adicionar links para o seu site e o seu artigo dentro desse documento. O mesmo pode ser feito com apresentações de Power Point, por exemplo.
  • Crie vídeos e adicione a sites como Videolog e Youtube e crie links e adicione-os aos seus posts.

3. Busca personalizada

A busca personalizada acontece quando você está logado na sua conta Google e é na verdade uma série de opções disponibilizadas nos resultados de busca onde você pode refinar e modificar completamente seus resultados.

Opções dos resultados da busca personalizada:

  1. Comentar: Possibilita que você insira comentários para os resultados de busca podendo acessá-los em buscas futuras.
  2. Promover: Quando você encontra um resultado que considera o melhor resultado da busca, pode promovê-lo clicando na setinha para cima. Isso fará com que o resultado vá para o topo da primeira página e lá apareça toda vez que você fizer a mesma busca estando logado.
  3. Remover: Remove dos resultados de busca sites que você não deseja ou não considera relevantes.

4. Busca social

A busca social é talvez a tendência mais interessante e também mais… desesperadora para os profissionais de SEO.

A busca social vai muito além de técnicas e estratégias, ela engloba as redes e as mídias sociais e isso exigirá dos profissionais SEO muito mais dedicação e sociabilidade.

A busca social nada mais é do que sugestões geradas a partir do material compartilhado pelas pessoas que compôem sua rede social.

Exemplo prático de busca social:

Imagine que seu amigo passou o carnaval em Búzios e colocou fotos da cidade no seu Orkut. Além disso escreveu um artigo contando como foi essa experiência paradisíaca e fez algúns vídeos também e colocou no seu canal no Youtube.

Você, querendo conhecer Búzios no próximo feriado vai ao Google e faz uma busca pelo nome da cidade.

No rodapé da busca será recomendado todo esse material compartilhado pelo seu amigo.

Dica: Agora mais do que nunca, compartilhe seus artigos e informações e encoraje seus leitores e amigos a compartilhar também.

5. Fortalecimento do Bing

Por enquanto isso é só uma especulação, mas que não pode ser mais ignorada, afinal se você ainda não sabe, Yahoo (mecanismo de busca) e Bing passam a ser uma coisa só em 2010.

Muito em breve a busca do Yahoo será “By Bing” e com isso o Bing passa a ter cerca de 28% do mercado de buscas e não mais somente 8% como ele possui hoje. Vai se dar ao luxo de ignorar? Eu não!

O Bing continuará não tendo a força que o Google, e provavelmente jamais terá, mas sua fatia de mercado passa a ser representativa e não pode ser ignorada, portanto, trabalhe SEO para o Bing também.

Fique de olho nessas tendências, estude-as, faça muitos testes e tire o máximo de proveito do que elas podem e vão oferecer em 2010.

Guest Post escrito por:

  • Leonardo Cabral
    Consultor em Estratégias de Marketing Digital, Mídias Sociais, SEO e E-Commerce.
    Site: http://www.leocabral.com

Gostou do Post ? Assine o Blog:
[ Receba por email ] ou [ Inscreva-se no RSS ] ou [ Siga-me no Twitter ]

Compare preços de:

Comparar Preço de Pendrive

Pendrive

Mp3 / Mp4 Player

Mp3 / Mp4

Notebook

Notebook

Monitor LCD

Monitor LCD

Anúncios

Sobre fabriciosilva

Sou autor do Blog do Fabrício Silva onde compartilho as minhas experiências e informações sobre Tecnologia, Informática, Linux, Web, Internet, SEO. Trabalho a alguns anos como Webmaster e prestando consultoria, treinamento e desenvolvimento de aplicações para Internet e Sites para lojas e empresas; Projetos: - http://www.guianf.com - http://www.facebook.com/TudoparaFestasRJ - https://fabriciosilva.wordpress.com/

Publicado em 05/03/2010, em SEO e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: